Translate

CHAS, SUCOS E CAFÉ - CAMINHANDO.

AGORA VAMOS ENTENDER UM POUQUINHO DESSA DINÁMICA SIMPLES...

NÃO TEM MISTÉRIO:  o ideal é colocar alguns líquidos saudáveis no lugar dos lanchinhos que engordam, dão mal estar ao estômago, pioram o humor e deixam a gente pesada durante o dia.

na lista estão:

Os chás...
Os sucos ...
O café.

Água não se discute, de 4 a 6 copos por dia.



Sucos e chás servem pra que?

A medicina se fundamenta na natureza, a natureza é a medicina, e somente naquela devem os homens buscá-la. A natureza é o mestre do médico, já que ela é mais antiga do que ele e ela existe dentro e fora do homem”. Paracelso.




Vários povos antigos, várias civilizações se curvam as plantas e ervas naturais, aos chás e aos sucos, sempre foi assim e sempre o será. Encontramos a tentativa constante de céticos e outros que tentam formar um batalhão contra a mãe natureza. Não adianta, precisam do princípio ativo e nós dos nossos sucos e chás.

Algumas vezes conseguimos os chamados artigos científicos, outras possuímos as observações e muitos se calam e outros se curam.

Chás e sucos são aliados do dia a dia. Devem fazer parte da nossa vida cotidiana, sem grandes dramas. O prazer em cuidar de si deve ser algo vindo do cotidiano e não obsessão por doença. 

Serve pra que? Para alegrar a alma, nutrir o corpo e trazer o bem estar das coisas simples e pronto. É no nosso dia a dia que acumulamos as doenças e as descrenças, pois que seja nele que vamos encontrar o prazer de um bom chá e de um delicioso suco.


Para nós mulheres: não substitua suas consultas regulares ao ginecologista, não deixe de fazer o exame de mama e a mamografia, mais durante o seu dia a dia de uma forçinha para o bem estar.

A pêra e a maça cuidam de nos acalmar e além disso são digestivas. Melhoram a circulação e são nossas amigas quando menstruamos e estamos em tempo de chuva e muito frio, é só prepará-las no forno com mel e cravo. Na china a pêra acalma a gravidez tumultuada.

O chá da casca de maça esquenta o corpo, ajuda a circular. A canela pode ser deixada de lado se você estiver com pressão alta ou grávida de até três meses – ela é abortiva.
No verão o suco de maça ou de pêra tira o calor do corpo. 

O melão também é uma fruta feminina, sacia a fome, nutre a pele e ajuda a limpar útero e ovário, refresca e ajuda a eliminar o sódio retido no corpo.

Experimente a noite, quando estiver calor a seguinte salada:
(para 2 pessoas):
¼ de melão maduro e picado aos cubinhos,
100 grs de queijo branco fatiado,
2 tomates picados,
Algumas folhinhas de manjericão,
1 maça picada com casca e tudo,
Azeite de oliva, alho crocante,
1 pepino japonês picado em quadradinho,
Sal e salsinha seca,
3 rodelas de fiambre de franco ou presunto magro.
Caso goste, acrescente ainda cebola em rodelas.
Misture tudo e pronto. 

A graviola virou artigo de luxo no combate ao câncer, use-a, em suco ou em chá, sempre que puder. Ela realmente tem o seu valor no combate a essa doença, ela renova o corpo, ajudando na limpeza orgânica.

O mamão é o melhor amigo do estômago e do intestino, combate o ácido salivar que se deposita em demasia no estômago quando estamos nervosas demais e faz muito bem pra pele porque limpa nosso intestino.

A folha de amora realmente combate as dores na perna e ajuda na circulação, pode ser gelada ou quente e pode ser tomada até 2 xícaras por dia. Se preferir tintura, tome 40 gts em água pela manhã e a tarde. O chá da amora misturada com morango é divino, nos dá um bem estar geral, talvez pelo fato do morango ser anti anêmico. 


Chá vermelho,
Coloque 4 morangos, 8 amoras, 8 uvas e umas fores de hibisco no fundo de um copo e amasse. Coloque um pouquinho de mel e deite água quente. Misture e espere um pouco, depois beba.

O chá de alecrim – um dos melhores amigos da mulher faz urinar e desmanchar nódulos de tensão pelo corpo. Acalma e abaixa a pressão, é anti anêmico e rejuvenesce os rins.

Como fazer? Simples, ponha ½ litro de água para ferver e despeje 2 colheres de sopa de alecrim seco. Desligue o fogo. Tampe e espere esfriar. Coe e guarde na geladeira. Vá colocando 2 dedos de chá e complete com água. No final do dia você já desinchou bastante.

Laranja e mexerica, chupe-as e coma o bagaço. Nutre o corpo, refresca e alimenta. Ajuda na formação do bolo fecal e ainda servem de lixa natural para limpas as tripas do intestino. Evite o suco, eles se tornam muito ácidos e calóricos.

A casca da laranja seca ou a sua folha feita em chá, combatem a febre intermitente e o calor interno, ajudando na menopausa e nos estados de cansaço e gripe.



Chá de jasmim realmente ajuda a emagrecer e chá verde também, entretanto deve ser tomado fresquinho, quando acaba de fazer e em doses pequenas, do tipo xícara de café. Ajuda muito na digestão, limpa a vesícula e o fígado.

Quem não se lembra do chá mate, com ou sem limão. Pois bem, com limão e mel no frio, lembra infância e aconchego, ajuda a expectorar e ajuda a respirar melhor. No calor, gelado, é muito mais saudável que refrigerante e ajuda a urinar, além de provocar um bem estar no estômago.

O abacaxi em suco com hortelã e a limonada suíça ajudam qualquer processo de indigestão, além de ajudar a limpar o fígado. Da casca do abacaxi se faz um chá muito diurético e o chá do limão combate com eficiência a gripe, dando agilidade ao corpo e ajudando a eliminar o muco.

Ainda temos o chá da folha de cana para a gripe, o chá de rosa branca para as cólicas, a água de boldo para a circulação, o chá de erva cidreira para acalmar o corpo e a digestão, o chá de capim santo para dormir em paz.

 

Vamos resumir, faça uma lista das frutas da estação e tenha certeza de que elas servem para o seu corpo naquela temperatura. Aproveite em sucos ou chás para que elas possa lhe ajudar no dia a dia.

Caso não tenha nenhum problema com café, tome no máximo 4 xícaras de café fresco por dia. Xícaras pequenas e café fresco: é coar e tomar.

Coloque o suco ou o chá gelado pelo ao menos em dois momentos do seu dia e deixe um lugar para o chá. Quando fazemos um suco de maça, usamos duas maças, então esta fruta já ocupou o seu papel (é ótima no combate as câimbras), na maioria das vezes o suco é o dobro do que comemos, experimente o chá depois da refeição ou no meio das refeições. Não passe grandes períodos se comer, é nesse intervalo que as frutas ganham força e os sucos e chás reinam em suas propriedades.

Nessa semana implemente as frutas e ou sucos e chás, em dois dias você nota a diferença.


Dica: Chá verde, chá de jasmim e café não se tomam de estômago vazio e o chá branco ajuda a diminuir de peso.




Manual árabe de fitoterapia 1334 


O chá é a segunda bebida mais consumida do mundo, perde só para a água. Datada de mais de 2.000 anos, surgiu na China como forma de homenagem aos imperadores. Mas foi na Inglaterra, no fim do século XVIII, que a bebida ocidentalizou-se devido à Revolução Industrial... http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI164823-18069,00-ENCICLOPEDIA+DO+CHA.html
 
Em Paris – O Prazer do chá/Nova loja da Kusmi Tea no Marais - http://aviagemcerta.com.br/2010/10/nova-loja-da-kusmi-tea-no-marais
 
Pesquisa - Faria, Fernanda e col. Consumo de camellia sinensis em população de origem oriental e incidência de doenças crônicas. Revista de Nutrição, abr 2006, vol. 19, nº2, p.275-279.    

Um chá de erva-doce, canela e semente de mostarda para atletas. http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com/2010/08/um-cha-de-erva-doce-canela-e-semente-de.html