Translate

CANTHARIS VESICATÓRIA - O DESEJO QUE ARDE

CANTÁRIDA/CANTHARIDES/CANTHARIS VESICATORIA/MELOÉ VERSICATORIA/LYTTA VERSICATORIA – PERTENCE AOS INSETOS, COLEOPTERA.

PERSONALIDADE HOMEOPÁTICA.

 

Linda Groen

Technique: oil on canvas
Size: 70 x 70 cm
Year: 2003
Sold
 
Uso básico de Cantharis encontrados para guias de utilização da Homeopatia: Dores ardentes em qualquer parte do corpo, mas em especial nas vias urinárias e sempre que há necessidade urgente de urinar. Emissão de pequenas quantidades de urina e com muita dor nos casos de cálculos renais ou areias, na nefrite aguda e nas várias afecções do aparelho urinário. Outra indicação é na exaltação sexual violenta, com priapismo ou ninfomania. Também utilizado na blenorragia e na retenção da placenta. Outras indicações ainda são os desarranjos gástricos, as síncopes, as queimaduras, o ardor nas solas dos pés e os derrames pleurais. “Foi muito usado pelos antigos homeopatas; atualmente só se usa Cantharis em último caso”. 

Cantharis é bem mais que isso. Vamos respeitar a opinião de todos, entretanto essa medicação e mais ainda, essa personalidade homeopática não cai de moda. Nunca. Temos aí um aliado importante em problemas físicos que nos levam a uma pequena botica de emergência. Cantharis deve estar lá.

Veremos, entretanto que a exaltação sexual ainda incomoda muitas mulheres. Tenho que admitir que em cidades e países ditos “civilizados”, o controle e as informações sobre um sexo seguro e mais higiênico são mais fortes. As formas de prevenção nesses grandes centros são bem maiores que no Haiti, por exemplo. O excesso relacionado ao sexo entra aí, entretanto Cantharis não pode ser ignorado quando se trata de sexo feminino. Nunca. Não vai sair de moda tão cedo. Doenças ditas erradicadas pelos centros de informação de vários desses países se esquecem dos países mais pobres que em tempo de globalização viajam e muito. Seus hábitos e suas deficiências também.

Quase toda moça nos anos de 70 pra trás tinham inúmeros problemas com a chamada cistite ou a doença da lua de mel. Após a segunda noite de casada as reclamações começavam. Bom já dá pra imaginar no resto do embaraço. Assim sendo essa medicação ficou marcada pela cistite e pela urgência em urinar. Comenta-se muito também no alívio de queimaduras recém adquiridas, mais ou menos nos primeiros 10’ em que ela ocorre, alivia muito a dor e em muitos casos controla a vermelhidão fazendo desaparecer em poucos minutos. Nem pensar em não procurar um pronto socorro nesses casos – queimadura é assunto sério. 

Cantharis tem muita coisa de Stramonium, principalmente superficialmente/medos, por isso sua personalidade é tão importante. Fisicamente você mesmo verá. SULPHOR, MEDH., SÉPIA, PULSATILLA E OUTROS.

Como saber os efeitos de um remédio homeopático? Testa-o em vivo. Assim sendo Cantharis ou Mosca Espanhola foi usado para impotência sexual e durante muito tempo.

Prefiro me ater a dois grandes indicativos de Cantharis, não que não existam mais, existem, entretanto o que me apaixona é poder juntar fortes expressões, física e mental.

Cantharis tem medo certo. Medo de água e não se disfarça isso. Um caso clássico de hidrofobia. Não é que não goste de espelhos, tem medo deles. E por fim não verá uma personalidade dessas usando coisas muito brilhantes e sabe porque? Tem medo. Esses três estão sempre presentes, a pessoa pode até dizer que tentou se acostumar com pratarias polidas e brilhantes, mais na verdade tem medo delas. Disfarçará sendo prática e se trocando sem um espelho, mais na verdade é medo de espelhos.

É lógico que sendo assim a inquietação é uma expressão presente e forte. Pode dançar de dor e apertar os órgãos genitais, mesmo que melhora estando sentado e cruzando ou apertando as pernas.

Fúria sexual, frenesi amoroso, vontade de sexo que não passa com o coito, delírio sexual frenético. Priaprismo e Ninfomania. Cantharis pensa em sexo, e como pensa. Não se desfalece e nem se esgota como outras medicações. Cantharis apenas pensa nele o tempo todo e se masturba sempre que pode. A dor que acompanha esse ato não diminui o desejo, aumenta isso sim. Quando fala de sexo aperta as mãos e sente um comichão, se exita e pode querer tudo numa relação, mesmo que isso signifique sentir dor.

Todas as vezes que os medos específicos e o desejo sexual aparecem nessa forma, a mente de Cantharis deve ser observada.

Dando um cheque mate na situação, acontece algo muito interessante. Dor, muita dor, cortante, fina, queimante, quente. É nesse ponto que temos de nos ater, pois isso significa que dores de garganta, estômago, rins, pulmão, útero, pele, ovário e órgãos genitais ... qualquer órgão que seja acompanhado por tais dores devem nos lembrar Cantharis, principalmente se seguidas de doenças infecciosas.

A dor da urina gota a gota é inconfundível, assim como uma pessoa poderá apresentar uma bronquite durante muito tempo e que apareceu logo depois ou com ela uma coceira forte na vagina com urgência de urinar. Em se tratando de Cantharis a dor ardente em qualquer parte do corpo e a necessidade freqüente de urinar nos darão um quadro físico de Cantharis.



Ex:

A sola do pé – dói, pega fogo;

A dor que queima e rasga – pedras nos rins,

As ereções dolorosas e queimantes;

As erisipelas que parecem estar pegando fogo, ardendo.

Ereção dolorosa, com sangue ao urinar e nem por isso o desejo sexual diminui.

Dores ardentes de estômago e quando vai urinar a urina sai quente.

Lembrou de Belladonna não foi? mais é Cantharis. E outra etapa que parece muito é a rapidez, a brutalidade e a urgência com que é acometido. Entretanto Cantharis sempre terá o episódio da urina, do sexo e dos órgãos genitais envolvidos.  Podemos dizer que essa é a marca dessa medicação.

Uma situação clara em Cantharis são suas síncopes e colapsos. O corpo externo frio, pode até estar gélido, entretanto, existe um calor interno muito grande. Não fica catatônico como seu complementar – Camphora – mais preste atenção: em Camphora existe a aparência mórbida e sem vida, gélida por fora, mais há vida por dentro.

O chá de Sarsaparilla poderá ser uma santa ajuda e não se contrapõe a essa homeopatia. 

Quanto aos órgãos sexuais, chamamos a atenção para o PRIAPISMO - (ereção dolorosa e persistente, com durabilidade maior que 4 hs, pode advir ou não da atividade sexual) – É uma emergência médica e um Urologista deverá ser consultado. A GONORRÉIA AGUDA (DST), antiga e persistente.

Cantharis tem haver com jovens sem controle de seus parceiros. Tem a ver com mulheres mais idosas que sofreram repressão sexual severa. Tem a ver com medo do que vai ver no espelho, medo de olhar pra dentro talvez. Tem a ver com suportar a dor e quardar muita coisa dentro de si.

Cantharis é mais que atual. Cantharis é mais que clamídia, herpes, erisipela, coceira vaginal. É mais que cistite nervosa. É a capacidade de se cortar por dentro e ganhar vida, fogo por dentro, mesmo que isso signifique muita dor. Se desejo sexual é o apelo dos últimos anos e se coceira passa com remédio, Cantharis só tem paz com Cantharis. Cantharis é dor, medo e sexo. 

Homeopatas dos Pés Descalços
Diga não a violência