Amigos do Blog

Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ARSENICUM - O FOGO E A LEVEZA DE UM DRAGÃO


ARSENICUM ALBUM
PERSONALIDADES HOMEOPÁTICAS

Alguns autores costumam definir Arsenicum em estágios de agravação por assim dizer. Pessoalmente acho bastante interessante, pois existem algumas artimanhas por trás dessa personalidade, muitas vezes maravilhosa. Observei que muitos a indicam como extremamente contraditória e egoísta, entretanto acredito que em muitos casos essa personalidade encontra seu caminho e em meio ao caos, o equilíbrio.

         1ª fase - Principalmente físico.
         2ª fase - forte ansiedade sobre sua saúde e medo de estar só.
         3ª fase - obsessivo temor da morte.
         4ª fase - paranóia, desconfiança, desespero, suicídio.

ESSE PODERIA SER UM TIPO DE ARSÊNICUM ADOECIDO, JÁ CONSUMIDO PELO TEMPO.


A seqüencia de adoecimento de um arsenicum se inicia na estrutura física, essa é sua primeira etapa. Descrita como egoísta e de grande necessidade de companhia, insegurança, dependência emocional e etc... Não podemos deixar de mencionar que essa medicação além de ter sido originalmente repertorizada e exaustivamente estudada por Hahnemann, teve seus sintomas clássicos muito bem definidos por Kent entre os sintomas agudos e crônicos.

Ansiedade, inquietude, fraqueza. O frio as 2:00 hs da madrugada acompanha essa personalidade desde o aspecto inicial, nesse caso o físico e continua.

  Intensa sede de pequenos goles é algo impressionante, pois o arsenicum acorda com muita sede e mesmo assim, dormindo ele bebe a água realmente em pequenos goles. Dores em queimação e esse calor absurdo seguem a mesma linha e um acompanha o outro. A Periodicidade e a alternância dos sintomas é algo de bastante pontuação. 
  É incrível, ele realmente piora sua ansiedade, sua queimação e seu calor por volta das duas da madrugada, hora em que ele acorda bastante inquieto e vai tomar algum líquido e o faz em goles. Muitas vezes se julga uma Maria Dolores pela alternância dos sintomas de dor com calor, queimação e ansiedade. Além do mais parece que sempre volta a estar doente.

 
  A Insegurança profundamente e estabelecida do arsenicum indica infância, o medo primário. Sente-se vulnerável em um mundo sem salvação. Busca segurança, pede ajuda e procura por ela, faz questão de companhia, possui um medo forte demonstrado pelo medo da pobreza e faz referencia a isso, qualquer coisa é um câncer e ela estará sozinha para enfrentá-lo. Quanto ao medo de ladrões acredito que seja num estado mais avançado, pois arsenicum gosta de uma briga, até porque é difícil pega-lo desprevenido, arsenicum sempre está em alerta contra alguma coisa, não relaxa, pra descansar carrega pedras, afinal suas coisas não podem dar errado. O estado de prostração física chega quando a ansiedade já é absurda.

  Se ele lhe der um presente vai esperar um de volta no aniversário dele com certeza e vai cobrar por isso, especialmente numa discussão, afinal de contas seu dinheiro não é capim. Arsenicum é crítico e como tal acaba tendo uma postura de censura em relação a várias coisas.
Uma anotação impressionante do arsenicum é que quando ele perde a fome, a coisa fica séria e rápida, é classificado como anorexia nervosa – é aí que entram (Nat-m, Sep, Nux-v, Ign, Verat, Abrot, Sulph). É o dragão de fogo da Medicina chinesa. Prefira-o ativo, pois quando se entrega a coisa fica difícil. O arsenicum tem sempre uma história de febre quando criança provocada por medo ou susto.


 Uma medicação tão sutil e tão profunda, pode acertar assa personalidade em cheio.
  




No seu limite de raiva arsenicum não esconde o impulso de matar e sabe que pode fazê-lo, entretanto quando está prostado (Influenza – acomete muito o arsenicum) ele sendo vontade de morrer, afinal o mundo não tem mais salvação e tudo está perdido (arsenicum é fatalista).

  As generalidades de arsenicum são a cara dele: Calafrios, > calor. < Meia-noite, 0-2 a.m. Lado direito. > Leite, bebidas quentes. Após uma erupção se tratada com sulphor, essa melhora rápido e a coriza e a asma surgem em poucas horas, sempre por volta das 2:00 da madrugada.

  Outra coisa interessante nele é que tudo vai e volta quase que igual em mais ou menos 15 dias, e esse é um comentário comum do arsenicum, (quando penso que melhorei, que isso ou aquilo passou, pronto lá vem de novo).
  Arsenicum Album tem uma grande e profunda prostração, com um declínio bastante rápido das suas forças vitais. É fácil observar as olheiras que evoluem rápido.
  Alternar depressão e excitação lhe custa um cansaço enorme quando a noite cai e poderá ter crises respiratórias logo mais a noite. Tem como cores preferidas o azul marítimo e o cinzento ou a aversão a eles, se sentindo velho logo em seguida, quando o arsênico está em paz ou existe um sentimento de amor muito forte a sua volta ele chega a deixar claro após o estouro que entendeu e como é muito inteligente, se bem comandado e de novo bem amado e protegido ele será capaz de controlar sua avareza, no fundo é o medo da falta. Uma das suas manias é a da arrumação, especialmente em crise, ou melhor no início dela. 

“Coisas de arsenicum, das quais vi de perto”

1. Face pálida, magra, é espantosa a rapidez com isso ocorre,

2. Lábios secos, com sensação de rachadura,       
                                        
3. É um indivíduo extremamente friorento, não gosta e teme o frio gostando de estar quente, mas com necessidade constante de respirar ar fresco.

4. Asma da meia noite às três horas da manhã, com agitação ansiosa e medo da morte. Tosse seca que produz fraqueza no doente, agravando depois da meia noite. Dor fixa no terço superior do pulmão direito
.       

5. O coração tem batimentos fortes. Pulso rápido, de manhã ou à menor emoção, irregular.                                                                                         
6. Palpitações com fraqueza e tremores.               
                                             
7. Regras adiantadas e abundantes.

8. Leucorreia ácida, irritante, amarelada, corrosiva e de mau cheiro, principalmente quando a mulher está de pé. (Nesse caso a pele também exalava esse cheiro).


Ops – incontinência urinária por ansiedade, especialmente à noite, urina saindo por um canal estreito, pequeno, apertado de nervoso e dor no umbigo á meia noite, essa é boa, mais é assim mesmo que acontece.
 


A AGRAVAÇÃO E A MELHORA SE DERAM TAL E QUAL ESTÁ NO LIVRO DE ESTUDOS:

“AGRAVAÇÃO: após a meia noite; da 1 às 3 horas da manhã; das 13 às 15 horas; pelo frio e pela unidade; pelas bebidas e pelos alimentos frios; pelo álcool; o vinho; o exercício; estando deitado do lado afetado e com a cabeça baixa.
MELHORA: pelo calor, à exceção da dor de cabeça que alivia com aplicações frias; as bebidas quentes; a cabeça alta. 



Quando essa personalidade encontra seu eixo, fica difícil vencê-la, em qualquer coisa. Sua sensibilidade é real e super aguçada. São  ótimos com esportes, amam o sol, gostam dos prazeres mais palpáveis da vida. Não são esbanjadores nem gastadores. Reclamam em dar coisas ou presentes quando estão magoados, entretanto se estão felizes e bem, sua natureza é generosa e suave.

Poderá comandar uma batalha, ou se aninhar no seu colo.
O que é certo é que um Arsênico poderá adoecerá com duas situações em conjunto: ansiedade e cansaço. A ansiedade pode vir por qualquer motivo inesperado ou ele vai demorar dias para falar o que é. Quanto a estar cansado, isso é meio comum, essa personalidade não para um minuto e ainda tem o hábito de dizer que não fez nada.

Homeopatas dos Pés Descalços
 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquise por matéria específica