ARSENICUM - O FOGO E A LEVEZA DE UM DRAGÃO


ARSENICUM ALBUM
PERSONALIDADES HOMEOPÁTICAS

Alguns autores costumam definir Arsenicum em estágios de agravação por assim dizer. Pessoalmente acho bastante interessante, pois existem algumas artimanhas por trás dessa personalidade, muitas vezes maravilhosa. Observei que muitos a indicam como extremamente contraditória e egoísta, entretanto acredito que em muitos casos essa personalidade encontra seu caminho e em meio ao caos, o equilíbrio.

         1ª fase - Principalmente físico.
         2ª fase - forte ansiedade sobre sua saúde e medo de estar só.
         3ª fase - obsessivo temor da morte.
         4ª fase - paranóia, desconfiança, desespero, suicídio.

ESSE PODERIA SER UM TIPO DE ARSÊNICUM ADOECIDO, JÁ CONSUMIDO PELO TEMPO.


A seqüencia de adoecimento de um arsenicum se inicia na estrutura física, essa é sua primeira etapa. Descrita como egoísta e de grande necessidade de companhia, insegurança, dependência emocional e etc... Não podemos deixar de mencionar que essa medicação além de ter sido originalmente repertorizada e exaustivamente estudada por Hahnemann, teve seus sintomas clássicos muito bem definidos por Kent entre os sintomas agudos e crônicos.

Ansiedade, inquietude, fraqueza. O frio as 2:00 hs da madrugada acompanha essa personalidade desde o aspecto inicial, nesse caso o físico e continua.

  Intensa sede de pequenos goles é algo impressionante, pois o arsenicum acorda com muita sede e mesmo assim, dormindo ele bebe a água realmente em pequenos goles. Dores em queimação e esse calor absurdo seguem a mesma linha e um acompanha o outro. A Periodicidade e a alternância dos sintomas é algo de bastante pontuação. 
  É incrível, ele realmente piora sua ansiedade, sua queimação e seu calor por volta das duas da madrugada, hora em que ele acorda bastante inquieto e vai tomar algum líquido e o faz em goles. Muitas vezes se julga uma Maria Dolores pela alternância dos sintomas de dor com calor, queimação e ansiedade. Além do mais parece que sempre volta a estar doente.

 
  A Insegurança profundamente e estabelecida do arsenicum indica infância, o medo primário. Sente-se vulnerável em um mundo sem salvação. Busca segurança, pede ajuda e procura por ela, faz questão de companhia, possui um medo forte demonstrado pelo medo da pobreza e faz referencia a isso, qualquer coisa é um câncer e ela estará sozinha para enfrentá-lo. Quanto ao medo de ladrões acredito que seja num estado mais avançado, pois arsenicum gosta de uma briga, até porque é difícil pega-lo desprevenido, arsenicum sempre está em alerta contra alguma coisa, não relaxa, pra descansar carrega pedras, afinal suas coisas não podem dar errado. O estado de prostração física chega quando a ansiedade já é absurda.

  Se ele lhe der um presente vai esperar um de volta no aniversário dele com certeza e vai cobrar por isso, especialmente numa discussão, afinal de contas seu dinheiro não é capim. Arsenicum é crítico e como tal acaba tendo uma postura de censura em relação a várias coisas.
Uma anotação impressionante do arsenicum é que quando ele perde a fome, a coisa fica séria e rápida, é classificado como anorexia nervosa – é aí que entram (Nat-m, Sep, Nux-v, Ign, Verat, Abrot, Sulph). É o dragão de fogo da Medicina chinesa. Prefira-o ativo, pois quando se entrega a coisa fica difícil. O arsenicum tem sempre uma história de febre quando criança provocada por medo ou susto.


 Uma medicação tão sutil e tão profunda, pode acertar assa personalidade em cheio.
  




No seu limite de raiva arsenicum não esconde o impulso de matar e sabe que pode fazê-lo, entretanto quando está prostado (Influenza – acomete muito o arsenicum) ele sendo vontade de morrer, afinal o mundo não tem mais salvação e tudo está perdido (arsenicum é fatalista).

  As generalidades de arsenicum são a cara dele: Calafrios, > calor. < Meia-noite, 0-2 a.m. Lado direito. > Leite, bebidas quentes. Após uma erupção se tratada com sulphor, essa melhora rápido e a coriza e a asma surgem em poucas horas, sempre por volta das 2:00 da madrugada.

  Outra coisa interessante nele é que tudo vai e volta quase que igual em mais ou menos 15 dias, e esse é um comentário comum do arsenicum, (quando penso que melhorei, que isso ou aquilo passou, pronto lá vem de novo).
  Arsenicum Album tem uma grande e profunda prostração, com um declínio bastante rápido das suas forças vitais. É fácil observar as olheiras que evoluem rápido.
  Alternar depressão e excitação lhe custa um cansaço enorme quando a noite cai e poderá ter crises respiratórias logo mais a noite. Tem como cores preferidas o azul marítimo e o cinzento ou a aversão a eles, se sentindo velho logo em seguida, quando o arsênico está em paz ou existe um sentimento de amor muito forte a sua volta ele chega a deixar claro após o estouro que entendeu e como é muito inteligente, se bem comandado e de novo bem amado e protegido ele será capaz de controlar sua avareza, no fundo é o medo da falta. Uma das suas manias é a da arrumação, especialmente em crise, ou melhor no início dela. 

“Coisas de arsenicum, das quais vi de perto”

1. Face pálida, magra, é espantosa a rapidez com isso ocorre,

2. Lábios secos, com sensação de rachadura,       
                                        
3. É um indivíduo extremamente friorento, não gosta e teme o frio gostando de estar quente, mas com necessidade constante de respirar ar fresco.

4. Asma da meia noite às três horas da manhã, com agitação ansiosa e medo da morte. Tosse seca que produz fraqueza no doente, agravando depois da meia noite. Dor fixa no terço superior do pulmão direito
.       

5. O coração tem batimentos fortes. Pulso rápido, de manhã ou à menor emoção, irregular.                                                                                         
6. Palpitações com fraqueza e tremores.               
                                             
7. Regras adiantadas e abundantes.

8. Leucorreia ácida, irritante, amarelada, corrosiva e de mau cheiro, principalmente quando a mulher está de pé. (Nesse caso a pele também exalava esse cheiro).


Ops – incontinência urinária por ansiedade, especialmente à noite, urina saindo por um canal estreito, pequeno, apertado de nervoso e dor no umbigo á meia noite, essa é boa, mais é assim mesmo que acontece.
 


A AGRAVAÇÃO E A MELHORA SE DERAM TAL E QUAL ESTÁ NO LIVRO DE ESTUDOS:

“AGRAVAÇÃO: após a meia noite; da 1 às 3 horas da manhã; das 13 às 15 horas; pelo frio e pela unidade; pelas bebidas e pelos alimentos frios; pelo álcool; o vinho; o exercício; estando deitado do lado afetado e com a cabeça baixa.
MELHORA: pelo calor, à exceção da dor de cabeça que alivia com aplicações frias; as bebidas quentes; a cabeça alta. 



Quando essa personalidade encontra seu eixo, fica difícil vencê-la, em qualquer coisa. Sua sensibilidade é real e super aguçada. São  ótimos com esportes, amam o sol, gostam dos prazeres mais palpáveis da vida. Não são esbanjadores nem gastadores. Reclamam em dar coisas ou presentes quando estão magoados, entretanto se estão felizes e bem, sua natureza é generosa e suave.

Poderá comandar uma batalha, ou se aninhar no seu colo.
O que é certo é que um Arsênico poderá adoecerá com duas situações em conjunto: ansiedade e cansaço. A ansiedade pode vir por qualquer motivo inesperado ou ele vai demorar dias para falar o que é. Quanto a estar cansado, isso é meio comum, essa personalidade não para um minuto e ainda tem o hábito de dizer que não fez nada.

Homeopatas dos Pés Descalços
 


Comentários

  1. BOA TARDE, ADOREI O SITE.
    mE IDENTIFIQUEI MUITO COM A IGNATIA AMARA E COM ARSENICUM ALBUM, DA IGNATIA A UNICA DIFERENCA É QUE CHORO NA MINHA EXPLOSAO DE SENTIMENTOS E TENHO CRISES DE DORES DE CABEÇA JÁ FIZ MILHARES DE EXAMES E NENHUM APRESENTOU NADA.
    oS MEUS MEDICOS DIZEM SEMPRE AS MESMAS COISAS É O MEU EXCESSO DE ANSIEDADE E O MEU GRANDE EDO DE FICAR SOZINHA JUNTO COM UMA BAIXISSIMA AUTO ESTIMA. mE AJUDEM POR FAVOR.
    gRATA
    KATHIA

    ResponderExcluir
  2. Kathia,

    eles estão certos. Veja bem, quando choramos muito, mudamos a tensão do corpo, existe regidez e muitas vezes auto controle demais, assim com a pressão dos músculos as dores perto dos ombros e pescoço podem evoluir e comprimir a cabeça.

    No caso das duas medicações, elas se fazem bem. Mas são completamente diferentes. Ignatia é muito segura e resoluta, Arsênico não tem baixa estima, ao contrário e adoece quando tudo está muito calmo e tranquilo. Entre os dois, existe o gelsemium, com o excesso de sensibilidade. Thuya com a grande minusvalia, então nossa sugestão é:

    15ml de thuya na ch 30 - dose única.
    20ml de gelsemium na ch 5 - 10 gts pela manhã

    Floral a noite, para estabilizar os principais focos num estado de relaxamento:

    Olive, vervaim e oak - 60ml - 30 gts ao deitar.

    um abraço,

    a equipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos,
      Boa tarde!

      O meu nome é Rodrigo e

      Quero parabenizá-los pelo excelente trabalho em promover auto-conhecimento em homeopatia que através do que acredito, é um direito de todos nós, assim como disse Hahnemann.

      Estou impressionado com a destreza e riqueza de detalhes, identificados no tipo Arsenicum (Meu remédio).

      Já que este maravilhoso espaço, foi realizado para dividirmos experiências e somarmos em autoconhecimento, deixo o meu breve relato sobre o Arsenicum.

      Há 3 anos atrás, iniciei um tratamento homeopático com o meu médico homeopata de filosofia unicista, além de grande amigo. Iniciei o meu tratamento para tratar de crises de asma que me acompanham desde a primeira fase na minha infância.

      Trago comigo a herança de família do tipo de constituição "tuberculinico" e fui acometido inúmeras vezes pelos importantes sintomas quais vocês descreveram.


      O remédio realmente me descreve.

      Iniciei com a potência de 200CH e já senti todos os sintomas de arsenicum que possam imaginar, desde muita sede (principalmente na madrugada), ansiedade e crises de dispnéia (falta de ar), que pareciam intermináveis...

      Após 3 meses, aumentamos a potência para 300CH, depois 400CH, onde as crises praticamente desapareceram.

      O que me acometia em pelo menos o ano todo, percebi que passei a ter 2 vezes ao ano.
      Depois disso, outros sintomas, como muita queimação no estômago, pele com descamações (principalmente os pés),muita coriza com uma sensação de nariz e lábio superior que pareciam pegar "fogo".

      Dores de cabeça pulsantes, com uma sensação de calor na cabeça.

      Hoje, estou tomando a potência em 10.000FC e senti muita melancolia...

      As crises de asma voltaram depois de anos, muito fortes e como há muito não sentia, porém fiz um plus por recomendação de 4 dias seguidos e estabilizou.

      Me sinto bem melhor e com uma grande diferença...

      Sem efeitos colaterais dos medicamentos alopáticos que tomei, como os broncodilatadores e cortizonas que só me deixavam inchado e com palpitações.

      À partir de então, recomendo e divulgo a homeopatia a todo mundo que conheço.

      Hoje, a minha família toda se beneficia com a homeopatia.

      Apenas uma pergunta muito importante...

      Além do remédio que tomo, existe algo mais que possa potencializar o efeito do medicamento, como beber água em algum horário certo, ou mesmo aplicação de compressas...Enfim, algo apenas que potencialize os efeitos de Arsenicum?

      Mais uma vez, os meus parabéns pela belíssima iniciativa e um fraternal abraço!

      *PS: Dos sintomas de Arsenicum, só não me considero "Avarento" e egoísta. rsrs...






      Logo,

      Excluir
    2. Rodrigo,

      parabéns pelo seu tratamento, ficamos felizes com isso.

      Bom, o arsenicum se dá bem com líquido na temperatura ambiente - tipo água de alecrim.
      Compressas de água na temperatura ambiente nas juntas, acalmam muito e arnica com alcool é quase um santo remédio.

      Separado em 4 horas, os florais ou a ignatia amara ajuda em eventuais crises de ansiedade.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
    3. Amigos,

      Gratidão pelos esclarecimentos.

      Parabéns pelo belíssimo trabalho, mais uma vez.

      Grande abraço!

      Excluir
  3. olá bom dia!
    Meu nome é Fernanda e a pouco comecei fazer o tratamento com um homeopata que me receitou o arsenicum album. Fiquei impressionada com a descrição da personalidade arsenica e principalmente pois já fui julgada como uma pessoa egoísta. mas penso que sou pratica. Sinto as coisas que foram descritas no artigo e possuo a certeza que a homeopatia irá me ajudar a ser um indivíduo melhor. O que mais me incomoda é o cansaço extremo.
    Parabéns pela iniciativa do blog....
    abraço,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vai passar Fernanda e vai se sentir melhor. arsenicum é assim, aguenta muita coisa e depois os músculos sofrem com isso.

      A água, em banho e em uso interno são sempre um remédio pra essa medicação.

      um abraço e obrigada por vir.

      a equipe.

      Excluir
  4. Olá!

    Pode parecer estranho mas li o arsenicum e identifiquei bastante na personalidade da minha cachorra. Ela está doente e se recusa a comer, está literalmente morrendo de fome mas os resultados dos exames não estão tão ruis, ela parece se sentir pior do que realmente está. Acho que desistiu um pouco da vida, mesmo conseguindo andar sozinha, beber água sozinha. Ela tem PANICO de ficar sozinha e de tomar comprimidos. Acho que ela tem medo de envenenamento. Cheira tudo muito bem antes de provar e não esta comendo praticamente nada. Se tentamos forçar a comida ela fica ainda pior. Gostaria muito de tratá-la com homeopatia mas não sei o que seria mais indicado. Ela acorda a noite por volta das 2-3 da manha sempre, com crises de tosse, bebe água e dorme novamente. Ela tem tremores, se estressa facilmente e o coração acelera. Pode parecer estranho, mas acredito realmente que ela tenha esta personalidade ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma lida em Agaricus, pensei nele enquanto lia sua descrição, combina mais com os tremores.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  5. Olá,
    Meu nome é Rosi e gostaria de uma ajuda. Tenho uma filha de 8 anos que há algum tempo sempre acorda às 3 da manhã e demora muito a dormir novamente. Tem medo do escuro, do silêncio, quer que eu fique perto dela pra dormir novamente, sempre pede água. O médico indicou Arsenicum Album CH200 por uma semana. Os primeiros três dias foram bons com noites completas de sono, mas o problema continua. Existe algo que possa ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oLHA ROSE,

      PODEMOS AJUDAR COM FLORAL, POIS ESSA DOSE DE ARSENICUM JÁ É O SUFICIENTE.

      60ml de oak, olive, valnut e vervain - 10 gts pela manhã e 20 gts em água ou suco a noite - quase na hora de dormir.

      Esse horário de acordar nos remete a crises de ansiedade e muito tem a ver com o processo digestivi, o que também combina com arsenicum.

      Reveja a alimentação dela e principalmente a noite.
      Dê notícias.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  6. Olá amei este site
    Faço tratamento homeopatico para meu filho q hoje esta com 11 meses.Desde quando era recem nascido,Desta vez a sua Médica lhe passou o Metallum album=Arsenicum album CH6,já se passaram 3 dias após o inicio do tratamento e ele esta mto melhor,pois o nariz não esta mais tão trancado,mas a tosse continua.
    Gostaria de tirar uma dúvida
    percebi q ele esta mais impaciente,pois era bem tranquilo e seguro.Sera que tem haver? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi maezinha,

      acreditamos que sim, pois Arsenicum detesta remédio e não se esqueça que é um metal, suas fezes devem estar mais fedidas também. Fale isso pra médica que o acompanha.

      Sugerimos shantala antes de deitar e uma vez durante o dia, perto das 16 hs.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  7. olá... minha filha tem 1 ano e 9 meses, ela é super ativa, independente, mas acorada sempre as 3h ou 3h30 para tomar leite... nao come muito bem, é bastante friolenta, mas ao mesmo tempo se eu coloco bastante roupa nela para dormir em noites frias, ela amanhece transpirando!! Ela nao é nem um pouco depressiva, pelo contrario, é muito alegre, divertida, dinamica, tinhosa, mesmo sendo uma coisa dificil de se fazer ela vai até conseguir, nao desiste!! Porem é temperamental , nao gosta de ser contrariada! O medico receitou Lachesys 30CH, depois 24CH, e agora passou para o arsenicum album 30CH. O que será que ele quer tratar na minha filha, voces poderiam me explica?? E vcs acham que esse é o melhor medicamneto pra ela mesmo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maezinha, não podemos afirmar, mas não encontrei semelhança na medicação, a não ser pelo horário e pelo fato de ser geniosa, então entendemos o lachesis.
      O arsenicum talvez pela reação física - do suor profuso se coberta.

      Perguntas:

      ela tem problemas respiratórios? bate, cospe ou adoece se contrariada? tem os olhos tristes?

      Converse com ele, com o homeopata, acreditamos muito na estrutura emocional de cada criança e de sua forma de educação e criação. Preste atenção nas reações dela e conte ao homeopata.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  8. Olá, o meu nome é Rosângela.Li alguns comentários sobre o uso de arsenicun para dificuldades respiratórias, queria saber se o uso dele realmente é bom ou existe outro melhor. Pois o meu marido está sofrendo muito com crises de asma, já fez uso de medicamentos como:cetotifeno, predimisona e está há dias usando aerolin, mesmo assim os sintomas da asma não passam. Todos os dias ao anoitecer ele começa a tossir e sentir falta de ar, além de uma grande irritação. Gostaria que ele fizesse um tratamento com homeopatia, mais ele não tem convênio médico, será que vocês podem nos ajudar?
    Muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela,

      Quando o final de tarde nos abate, devemos pensar em algumas coisas, como tristeza, melancolia, infecções e etc..., assim sendo, sugerimos de pronto dose única de Carbo Vegetabilis na ch 30 - dose única.(http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2012/12/carbo-vegetalis-carbo-vegetabilis-ou.html)

      Depois prossiga a leitura:
      Blatta off. e Bacillinum e http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2010/10/botica-homeopatica-serve-pra-que_20.html.

      Alertamos que a asma deve ser acompanhada de perto, por isso não retire nenhuma medicação da qual ele faz uso e nem deixe de ir ao acompanhamento médico.

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir
  9. bom dia, tenho problemas de insonia, só consigo dormir com tarja preta. comecei com tratamento homeopático gelsemium 5ch depois de sulphur 5 ch. Como não senti nenhuma melhora, desisti. Tenho uma amiga que tomava tranquilizantes e agora só usa homeopatia e dorme bem.Me identifiquei muito com arsenicum, mas tambem com iodum. Estou pensando em usar homeopatia por conta própria mas tenho receio.gostaria de orientações. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      leia o link abaixo e veja se algo se encaixa na sua queixa

      http://homeopatiaparamulheres.blogspot.com.br/2011/12/insonia.html

      um abraço,

      a equipe.

      Excluir

Postar um comentário

A ÚNICA CONDUTA ACEITA PARA COMENTAR É A GENTILEZA.

Postagens mais visitadas deste blog

LYCOPODIUM CLAVATUM

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO