Translate

VISÃO DIFERENCIADA DA HOMEOPATIA


Tudo tem sua hora, a Homeopatia ajuda em todas as questões da vida, desde que usada de forma consciente. Ela foi feita por um homem e para o homem. Se curamos, remodelamos ou acertamos os ponteiros de uma determinada personalidade, podemos também produzir deficiências, alterar estados e humores de forma negativa. Brincar de homeopatia é coisa séria, para que isso não aconteça, segue um pequeno trecho de um estudo comparativo sobre a visão de Hahnemann e algumas divergências práticas o diagnóstico humanizado e estritamente pessoal e o diagnóstico por patologias. Com base neste demonstrativo chegamos a conclusão que tudo começa, se agrava ou gera conseqüências a partir do que sentimos, da nossa herança genética e familiar, de nós mesmos e dos meios onde vivemos. O modelo Galênico ainda é o modelo atual e infelizmente muito usado. Dentro desse modelo, largamos a botica de emergência ou os primeiros socorros e passamos a analisar tudo como emergência, cura imediata, usamos mais os nomes e nomenclaturas de doença do que outras referencias pessoais de maior relevância homeopática. Tratamos a doença e não o doente.
Analisando apenas um ou dois sintomas, duas ou três queixas, corremos o risco de usar paliativos por tempo indeterminado, o que é uma péssima idéia. Radicalismos nos tempos de hoje também não nos cabem bem. A principal angústia do Médico e Químico Hahnemann era exatamente a procura da cura e não o prolongamento da doença.
Em países de pobreza absoluta, em casos de epidemia (visto e analisado por Hahnemann), tal possibilidade foi usada, o remédio coletivo, que por sua vez é inaceitável nos consultórios e clínicas de homeopatia, as quais podem ter tempo o bastante para uma análise pessoal e detalhada.
Elisa Maciel Costa/Esp. em Hom/Fito e Acupuntura

Modelo Homeopático de Hahnemann para o Tratamento do Homem:
1.    A pessoa adoecida;
2.    Sintoma mental na busca original da doença;
3.    Medicação/melhora automática do sintoma físico;
4.    Saúde do ser humano.

No modelo de Hahnemann o paciente se encontra no topo de todo o trabalho que será desenvolvido, por isso o que ele sente e como ele se encontra emocionalmente, determina os fatores de cura e tratamento. Exemplo: Paciente = auto grau de ansiedade = prematuramente já é um velho = explosivo = autoritário = colérico = possui muitos sapatos = dificuldade extrema de encontrar as palavras = medo de entrar em conflitos = preferência por animais da família dos lobos = Lycopodium = automaticamente este paciente apresentará uma artrite reumatóide, deficiência renal, urinária e estomacal e essas deficiências serão reduzidas e sanadas ao longo do tratamento.

Quadro das Interligações Homeopáticas/Alopatas: 

Caso você procure um homeopata (modelo Galênico), ele observará o paralelo 3, irá determinar o paralelo 1 e depois irá averiguar o paralelo 2 como complemento. Já o homeopata que segue o modelo de Hahnemann, observará o paralelo 2, e irá para o paralelo 1 – o paralelo 3 será automaticamente associado em segundo plano. Em seguida dá para visualizar a pirâmide do corpo humano em desequilíbrio, visto pelo modelo Galênico do homeopata ou alopata e em seguida a pirâmide harmônica na visão homeopática de Hahnemann.
MEDICAÇÃO
(1)
VISÃO HOMEOPATA/SOFRIMENTO MENTAL (2)
VISÃO ALOPATA/SOFRIMENTO FÍSICO (3)
Pulsatilla
Depressão/Ansiedade
TPM, disfunções digestivas /respiratórias, infecções.
Aurum
Depressão
Suicídio – tentativa.
Séphia/Sépia
Depressão
Transtorno Bipolar, Abortos(do 3º ao 5º mês).
Sulphur
Ansiedade
Alergia, furúnculos.
Gelsênio
Angústia
Diarréia, gripe.
Luesinum
Ansiedade
Cancro duro.
Coffea
Ansiedade
Aumenta o metabolismo e a lipólise, asma, diabetes...
Lycopodium
Ansiedade
Artrite reumatóide e desordem renal.
Arsenicum Álbum
Depressão
Alcoolismo, depressão, vômito e diarréia – declínio mental e físico.
Natrum Muriaticum
Depressão
Demência, Paralisia.
Baryta Carbônica
Depressão
Esclerose arterial.
Phosphoricuc Acidum
Depressão
Osteoporose, Alcoolismo.
Cocculus
Depressão
Náuseas.
Mercurius Solb.
Ansiedade
Atrofias hepáticas.
Medorrhinum.
Ansiedade
Blenorragia ou Gonorréia.
Conium Maculatum
Angustia, depressão, ansiedade.
Câncer, Homens idosos (afecções prostáticas)
Psorinum.
Ansiedade
Amidalite bacteriana,
Tuberculinum
Depressão
Tuberculose.
Ignácia
Angústia
Epilepsia.
Gelsemium
Angústia
Gripe.
Thuya Oc.
Ansiedade
Câncer, Verrugas.
Bromatum (*)
Depressão
Estupro (caso 1), Psoríase.

Não nos cabe críticar específicamente nem a um, nem a outro. Cabe ressaltar que cada indivíduo deve procurar seu método de cura de forma consciente e que a preservação da saúde, da integridade do ser humano é que conta.

Você pode tomar arnica logo após uma batida de carro ou caso se verifique um ataque cardíaco em andamento, entretanto esse paciente deve ser levado ao hospital o mais rápido possível. Radicalismo também é doença.

Consciencia e informação ainda são as armas mais poderosas que se tem para promover o respeito pelo próximo.
Homeopatas dos Pés Descalços