Pular para o conteúdo principal

ACTEA RACEMOSA E A PERSONALIDADE FEMININA

PERSONALIDADES HOMEOPÁTICAS
UM MEDICAMENTO FEMININO

Cimicifuga, esse é o nome, bela, altiva e frágil. ao vento ela luta para não perder suas belas plumagens, visivel, ela aponta para todas as direções.
essa medicação encontra similaridade com vários problemas femininos e está presente na nossa vida mais do que gostaríamos que estivesse. Esse não é um olhar objetivo sobre a menopausa, entretanto ela se encontra também em pequenas atitudes do dia a dia. As vezes podemos apresentar traços de uma personalidade, por convivência, por frustração, por estrutura cultural, enfim, essa é uma medicação que exige atenção do público feminino em especial.


Essa é uma medicação preferencialmente feminina, nunca atendi um homem assim, com essas variáveis tão marcantes para uma medicação única. Sempre que necessário em momentos de extrema fragilidade e confusão seguida de agitação e num contexto emergencial é que cheguei a usá-las em homens, entretanto sua personalidade é reconhecidamente feminina.

A mente de Actea é histérica, confusa. Nos momentos de pressão ela se torna excitável  e aí fala com todo mundo que encontrar pela frente. Costuma ganhar o nome de uma pessoa extremamente extrovertida, daquelas que falam tanto que não conseguem dar clareza e conexão a nada. Pode ajudar muito nas convulsões histéricas.

Actea é dada a suspiros, tanto quanto Ignácia, a diferença é que Actea tenta organizar seus pensamentos mais não consegue muito. Parece sempre confusa. Não há problema de assuntos com ela, o fato é que não continua nada, nenhum assunto chega ao fim e ela já passa pra outro. Esse fato coloca a personalidade em questão na linha da confusão mental, parece um embotamento, mais não há lentidão, hã excitação. Outra medicação que suspira muito é Calc Ph., entretanto a diferença é visível.

Actea não pensa objetivamente em nada, não é que se distrai, tudo tem importância, tudo pode ser alguma coisa, um fato, um assunto, é por isso que nunca responde objetivamente as coisas. Peça a essa pessoa para descrever uma cena fotografada, suas descrições não serão precisas.

O vigor que essa personalidade apresenta é alto e talvez por isso mesmo o seu oposto é a depressão, que lhe causa paradas onde seu estado de confusão e falta de direcionamento e objetividade pioram muito. Pensar em suicídio como se sofresse de um mal eminente é algo totalmente normal para essa medicação.

FRASES TÍPICAS DA ACTEA RACEMOSA:

Parece que meu cérebro está abrindo e fechando.

Parece que não estou pisando no chão, dói tanto que parece que estou flutuando.

Actea racemosa é um dos mais valiosos remédios no caso de aborto prematuro – este fato se interliga a mulheres reumáticas em especial, pois tem sua aplicabilidade em sangue grosso de mulheres pletóricas, entretanto a experiência de tomá-la umas duas semanas antes do parto é bastante favorável, inclusive após o parto, caso aja dores uterinas ditas insuportáveis.
As dores de cabeça aqui são do tipo, “minha cabeça vai estourar”e costumam em sua grande maioria ocorrer nos períodos da menstruação. O Dr. Nilo Cairo e o Dr. Cowpperthw Aite chegam a afirmar que no tratamento das variáveis da amenorréia e na ovarite crônica esse é o melhor medicamento com resposta positiva.

De uns tempos pra cá o estudo mais aprofundado de tabulação tem dado um excelente retorno no tratamento da menopausa, melhorando a irritação, os calores por agitação e a depressão.

Seu sonho é um capítulo a parte, Actea sonha com carneiros presos em arames, com nuvens escuras e pesadas eu a envolvem e que ela enlouquecerá.
Seu medo maior físico é sobre a loucura (ela sonha com isso, sabe que é um mal eminente), com ratos e com a morte.

Sua alternância é notória, sua doença física hoje, sua somatização amanhã e assim esse é um dos primeiros sintomas dessa matéria, na sua fase inicial de adoecimento. O físico e o mental, a dor psicológica e a dor física se alternam e se misturam, chegando a parecer para a pessoa uma coisa só. Ela tem certeza disso.

UMA DOR FÍSICA INTERRESANTE É A QUE RELACIONA O TENDÃO DE AQUILES – dores constantes, parada ou andando.
Um estado físico interresante de ser observado é sua ação nos casos de reumatismo.

CIMICIFUGA – EM CAPSULAS

Podem ser usadas nos casos de dolorimento intenso com cólica no período menstrual, amenorréias e dismenorréias nervosas, dores excessivas dos seios, acnes na puberdade e nas dores musculares generalizadas que ocorrem após qualquer esforço físico. Recomendam-se capsulas de 350 mg cada e doses de 1 cap _ 3 x ao dia.

Homeopatas dos Pés Descalços


Postagens mais visitadas deste blog

IGNATIA AMARA - A CHAVE DO EQUILÍBRIO

IGNATIA AMARA  E A SUA PERSONALIDADE HOMEOPÁTICA
O excesso de luz cega a vista.
O excesso de som ensurdece o ouvido.
Condimentos em demais estragam o gosto.
O ímpeto das paixões perturba o coração.
A cobiça do impossível destrói a ética.
Por isso, o sábio em sua alma
Determina a medida de cada coisa.
Todas as coisas visíveis lhe são apenas
Setas que apontam para o Invisível.

(Tao-Te King, Lao-Tsé) Lao Tsé não tinha conhecimento de homeopatia, mais permeou o mundo das observações de forma intensa e clara, ajudou a dar uma nova visão ao ser humano e até hoje seja no oriente quanto no ocidente, viaja nas mentes de muitos. Ao ler seu pequeno texto a uns bons anos atrás e já com alguma bagagem de filosofia homeopática, me deparei com este, acima citado. Para mim a tradução mais poética de uma personalidade Ignácia. Homeopatas dos Pés Descalços 

Citemos Allen - "As pessoas mentalmente e fisicamente esgotados por uma dor concentrada e prolongada" (Allen) ou ainda "A alteração das condições …

GELSEMIUM - O REMÉDIO DAS GRANDES SENSIBILIDADES

PERSONALIDADES HOMEOPÁTICAS MAT. CEDIDA POR ELISA MACIEL COSTA/ESP.EM HOM/ACUPUNTURA/FITOTERAPIA

Pessoas com grandes fraquezas, com intensa prostração física e mental, chegando ao embotamento cerebral. Medo de cair e de adoecer[*] Histeria e neuroses, comoções e maus efeitos do medo, o remédio das grandes sensibilidades. Sonolencia dos estudantes, as mulheres apresentam  rouquidão durante a menstruação. Sente-se incapaz de enfrentar a vida cotidiana, Incapacidade para assumir responsabilidades, nervosismo de "ator", medo de exames dos estudantes, de aceitar novas tarefas. Evita as aflições da vida. É muito utilizado nas febres agudas ou intermitentes em que há um desejo absoluto de repouso. Na sua grande maioria apresenta ausência de sede, sem calafrios ou suores, piorando à tarde. Seu uso facilita o parto em situações de rigidez do colo uterino e alivia as cólicas menstruais muito fortes.  Apresenta fisicamente uma enorme falta de tônus muscular, torpor, lassidão e tremores, Par…

LYCOPODIUM CLAVATUM

LYCOPODIUM – o medo do conflito
Lycopodium é sem sombra de dúvida, uma das matérias médicas mais extensas dentro da homeopatia e mais interressantes também. Esse indivíduo tem as fases da sua vida bem marcadas, pois apresenta um grande estado distinto entre a infância, a idade mediana e sua idade mais avançada.
Entretanto o Lycopodium se encontra envolto pela covardia, tanto social, moral e física, o que permite ao homeopata analisar de forma cuidadosa essa personalidade, tendo em vista sua enorme capacidade de ser extrovertido, amigável e corajoso, qualidades essas opostas da sua real condição.
Por medo do conflito, Lycopodium foge covardemente.
Seu maior amor será pelo poder e com certeza irá chorar quando for homenageado. A criança Lycopodium
Quando alguém vai a sua casa o seu filho refugia-se por trás dos cortinados ou recusa-se a cumprimentar as visitas? Num primeiro contato é envergonhado? Sempre que o repreende fica com as lágrimas ao canto dos olhos? Tem medo de fantasmas e de dormi…